14 de Junho de 2010

SANTO ANTÓNIO JÁ SE ACABOU...



(c) Santos & Santinhos


Não fui ao Santo António!

Malgrado qualquer intenção subjacente, nem sequer queimei um ramo de rosmaninho que colhera e guardara religiosamente para oferecer, em suaves e ascendentes nuvens de fumo, a este herói português lembrado e distinguido à conta de despeito de pertença, só porque os Patovinos o fizeram na fábrica de Roma um Santo de distinção.


Oportunamente visitei num ano anterior a este dia de 2010 o túmulo do Santo. Vi as suas relíquias e pasmei perante a visão daquele órgão emissor de vocábulos que aos peixinhos do mar soube ser isco à retórica. Também vi, num outro precioso relicário, as suas cordas vocais, o aparelho pelo qual vibrou o ar que produziu tais eloquentes discernimentos, enquanto por cá, acolhido com honras de estado, apenas se guarda um dedo tão magro quanto um osso de galinha ou palito de ir aos dentes.

Não comi sardinhas, não fui a um arraial da cidade, nem muito menos avistei marchas sofridas pela tirania de Alfama. Somente uns carapaus fritos com arroz de tomate, um suculento manjar que desde a aurora da razão me faz sentir enlevado e aturdido de satisfações. Não saltei fogueiras, nem muito menos sacrifiquei uma alcachofra na demarche de um oráculo venusiano.

Entregue à ara de Morfeu, refreando ânimos das devassas do passado, recolhi-me e dormi porque não fui ao Santo António!


News about:

Marcha de Alfama vence concurso
, Marchas de Lisboa: Alfama vencedora da edição deste ano , No casal Ventoso também se plantam manjericos , Marcha de Alfama convenceu o público pelo segundo ano consecutivo

5 comentários:

Isa GT disse...

Não foste o único lol

Bartolomeu disse...

@Isa Gt

de certo, lol

José Sousa disse...

Olá... estou seguindo o seu blog, gostei e vou continuar ser seu sgidor. Siga tambem os meus em:

www.congulolundo.blogspot.com
www.queriaserselvagem.blogspot.com

Lhe pesso que leia o meu perfil, meu poema sobra minha vida e sempre que possivel deixe seus comentários, pois será muito bom para levantar o meu astral que anda muito em baixo. Agradecia que le-se um artigo do mês de Jaaneiro, em queriaserselvagem, que se intitula "Minha luta" e deixe o seu comentário.

Lhe agrdeço e vamos ser seguidores um do outro.

Um grade abraço e... toca a blogar.

Bartolomeu disse...

@José Sousa,

seja bem vindo, e muito obrigado pelo seu comment.

Ficarei atento aos seus post e na medida do interesse que os mesmos produzam irei lendo e comentando.

Abraço

Liricus disse...

Não sou religioso, mas concordo que Antonio foi um dos maiores oradores da história. Suas palavras tinham lirismo profundo, e isso a mim interessa muito. O povo português como um todo poderia ser tido como orador da turma, caso o mundo fosse uma turma. Adorei seu espaço.

abraço,

Leandro Souza

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails