27 de maio de 2010

O CENOTÁFIO DA BUFARDA



O Cenotáfio de Santarém


"E aqueles, que por obras valerosas,
se vão da lei da morte libertando.
"


do insígne poeta de Os Lusíadas,


Por quem vivo ou morto se perdeu ou se desconhece o paradeiro


Conta-se nos anais da história dos gloriosos heróis portugueses que em 1464, Dom Duarte de Meneses, Conde de Viana, Capitão de Alcácer-Seguer e um destemido guerreiro, deu a sua vida por Portugal na serra de Benacofu, em África. Protegendo a retirada de El-Rei, D. Afonso V, numa feroz guerrilha, vè-se acercado pelos mouros. Golpeado, ferido e enfraquecido cai da sua montada e perante a ávida sede guerreira sarracena é esquartejado até à morte.

Sem um corpo recolhido e devolvido, a sua viúva, sua segunda mulher, que lhe professava um devoto e sincero amor, decide honrar-lhe a memória mandando erigir na Capela das Almas do Convento de São Francisco de Santarém um cenotáfio, para nele, com um nobre e respeitoso ritual de exéquias e pomposo funeral, depositar a única relíquia desta famigerada existência, um dente.

Assim, e, para sempre, abnegando-se do enlevo do conforto da sua alcova onde melhor poderia venerar tal objecto, com verdadeiro sentido pátrio, encheu o vazio da pedra intemporal com esta efémera parte do que foi um ser humano, e, enquanto a vida lhe permitiu viver, a triste viúva, junto a este memorial, chorou a ausência de quem tudo siginficava para ela.



News about:

2 comentários:

polittikus disse...

Li recentemente, uma tese de sociologia de Moita Flores, sobrte a morte e as suas interpetrações em Portugal. Genial.
Apesar de não adiantar nada. A presença de um cadáver reconforta a "alma" psicológica...

Bartolomeu disse...

polittikus,

acho o assunto deveras melindroso, e sobre ele, dado a imprevisibilidade de reacções, não me pronuncio mais do que o relato da história que aqui contei, já que o mínimo que esta pode fazer é educar a novos comportamentos.

Mas, sobre este assunto levanto uma questão de moral:de que serve venerar um cadáver quando em vida não se o soube estimar?

Abraço

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails