1 de julho de 2009

NO TEMPO DA FRUTA GULOSA... A QUE NÃO É PECADO!





9 comentários:

o Nosso cAstelo disse...

hummma doro fruta e esse alperce 'tá com bom aspecto nham

Bartolomeu disse...

Prunus Armeniaca, eu conheço-o por Damasco!

Abraço,


Bartolomeu

o Nosso cAstelo disse...

q seja! delicioso damasco...bom apetite! :D bj

Luís P. disse...

Cá em casa tembém sempre foi damasco... E não sei se por evocação indo-europeia, "damasco" soa-me sempre melhor do que "alperce"...

Abraço,

Luís

Bartolomeu disse...

Cara Princesa:
Caro Luís:

O Damasqueiro (Prunus armeniaca, "Armenian plum" em latim, sin. Armeniaca vulgaris Lam.) é uma árvore que atinge de 3m a 10m, da família das rosáceas /.../ com um sulco mediano característico, amarelas ou alaranjadas, com polpa carnosa e sucosa.

É conhecida no norte da China desde 2000 a.C., sendo muito cultivada em vários países, com inúmeros híbridos e variedades, principalmente devido à sua madeira dura e pelos frutos, o damasco (também chamado de apricó, abricó, abricô, abricoque, abricote, alberge, albricoque, alpece, alperce, alperche), comestíveis ao natural e internacionalmente consumidos como passas e em doces.

Tantas virtudes...
Uma delicia portanto!

Abraço,


Bartolomeu

Bartolomeu disse...

Caro Luís,

para mim será sempre Damasco!

Por esta ordem:

Damasco, a fruta;
Damasco, a cidade (uma confusão portanto - já tinha feito a confusão Romã (fruta) com Roma (cidade). Coisas de infância, já se sabe!).
Damasco, a cor;
Damasco, o tecido;
Adamascado, a propriedade do tecido.

A quem souber:

Há mais?
Dão-se alvissaras a quem apontar!
Eh eh eh


Abraço,


Bartolomeu

o Nosso cAstelo disse...

olha, a mim nao me dás pk nada +tenho a acrescentar...lol...mas comia agora um alperce(para mim é alperce, pronto)

Bartolomeu disse...

Cara Princesa,

é fruta de época, está quase a desaparecer!

Eu por aqui comi bastantes... Damascos... colhidos em frondosos e viçosos Damasqueiros bem portugueses, oferecidos gentilmente pelos agricultores que os possuem.

Se não comer mais este ano, até me declaro por satisfeito!

Abraço,


Bartolomeu


P.S. - A propósito: Como se chama a árvore que dá Alperces? ;)

Zé Miguel disse...

Gosto de pêssegos, de damascos, de alperces e até mesmo pêssegos carecas, como alguns lhe chamam!!! É fruta da boa, por isso come-se!

Para mim, podia vir agora mesmo um cabaz com: pêssegos, morangos, melancia, melão, laranja, ananás, banana, romã, etc.....

Por falar em frutas, lembrei-me de uma música "peguei trinquei e meti-te na cesta, ris e dás-me a volta à cabeça, uou, vem cá tenho cede, quero o meu amor de água fresca!". Minha querida Dina!!!!

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails