30 de junho de 2009

SACRÉ COEUR AUX MONTMARTE - PARIS




A idealização desta concretização partiu de um voto feito por Alexandre Legentil e Hubert Rohaut de Fleury, no tempo da Guerra Franco-Prussiana, no qual se suplicava a sobrevivência da França perante as investidas do demolidor exército alemão.

Escolhido o local, definiu-se a elevação de MontMarte - a montanha de Marte - tido como o ponto mais alto de Paris, o qual melhor compreendia a necessidade de uma evocação que chegasse a todos, ou à vista de todos, permitindo assim que qualquer espírito se imbuísse de fervor e religiosidade ao alcançar à distância a vista do carismático monumento - sim, carismático monumento! Monumento de fé e de crença religiosa, que curiosamente desde a sua concepção foi logo definido como Monumento-Igreja (não fosse a França um estado laico, onde a lei da separação já causava divergências).

Sugerindo modernidade, segundo um gosto românico e bizantino reinventado, combinado com o gosto clássico da arquitectura francesa, o projecto elaborado pelo arquitecto Paul Abadie sugere um Templo dinâmico rodeado por um jardim com o propósito de convidar à meditação,
onde se evocam uma maior pureza e ambiente místico, sinónimos de uma religião que se renova para um novo significado de "Igreja" - tão caro aos franceses.

As obras arrancaram em 1875 e foram custeadas por uma subscrição pública na qual toda França contribuiu com a sua esmola.

Concluída em 1914, a Basílica teve de aguardar pelo fim da I Guerra-Mundial para ser devidamente inaugurada.


Assim, a Basílica de MontMartre, é hoje um dos ex-libris da Cidade das Luzes, fruto da consciência religiosa de uma nação, e um dos monumentos mais visitados desta cidade conhecido em todo mundo pelo termo: Sacré-Coeur.



Bondoso Coração de Jesus,
Ora pro nobis.



4 comentários:

Pedro Antônio disse...

Preciosas informações!

Lindo texto!

Abração, Bartolomeu!

Pedro Antônio

Bartolomeu disse...

Caro Petrus Antonius,

nunca é demais lembrar o que aparentemente está esquecido!

Obrigado pela tua apreciação.

Abraço,


Bartolomeu

Maria Lúcia disse...

Bartolomeu,
Gostei do espaço que criou e do sentimento que deixa transparecer nas informações que disponibiliza. Cheguei aqui por acaso e gostaria de segui-lo.
Sou uma humilde devota de Nossa Senhora, nossa intercessora de Jesus.
Um abraço.

Bartolomeu disse...

Cara Maria Lúcia,

seja bem-vinda! É uma grande honra para nós a sua presença neste blogue, e o seu manifestado desejo de amizade em seguir-nos.

Este espaço, é um blogue de diversidades, crenças, dilemas, questões pessoais e existenciais religiosas e mundanas. É a minha forma de ver e sentir o mundo.

Foi consagrado a Nossa Senhora, sobre uma denominação e iconografia que me é muito querida - Nossa Senhora da Graça (as quais são um culto especifico e singular de um certo local, que divulgo neste blogue e que a vou citando de quando em quando, sendo que existe uma sua imagem no canto superior direito lembrando-a sempre).

Espero que seja sempre do seu agrado.

Abraço,


Bartolomeu

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails