17 de maio de 2009

HISTÓRIA DE MARIA


EVANGELHO DE TIAGO


- A vida de Maria -


Episódio XVII

O parto de Maria II
(O nascimento de Jesus; A conversa da parteira com Salomé;
A incredulidade e castigo de Salomé e o primeiro milagre de Jesus)


E pararam no sítio da gruta. Uma nuvem obscura envolvia-a. E a parteira disse:



"A minha alma foi enaltecida hoje, pois os meus olhos contemplaram maravilhas: a salvação nasceu para Israel".

De repente a nuvem retirou-se da gruta e uma grande luz brilhou no seu interior, uma luz que os nossos olhos não podiam suportar. E pouco a pouco esta luz suavizou-se para deixar aparecer uma criança pequena. E ele veio tomar o seio de Maria sua mãe. E a parteira exclamou:



"Como é grande para mim este dia! Eu vi com os meus olhos uma coisa extraordinária".

E a parteira, saindo da gruta, encontrou Salomé, e disse-lhe:




"Salomé, Salomé, tenho uma novidade espantosa a anunciar-te: uma virgem gerou, contra a lei da natureza".

E Salomé respondeu:



"Tão verdade que vi o Senhor meu Deus, como se não ponho o meu dedo e não examino o seu corpo, não acreditarei que a Virgem deu à luz".

E a parteira entrou e disse:


"Maria, prepara-te pois não é uma pequena discussão que está a nascer a teu respeito".



A estas palavras, Maria preparou-se. E Salomé pôs o dedo na sua natureza, e soltando um grito , disse:



"Ai da minha impiedade e da minha incredulidade! - dizia ela -, eu tentei o Deus vivo! E eis que a minha mão se desfaz, sobre a acção do fogo".

E Salomé ajoelhou-se diante do Mestre, dizendo:




"Deus dos meus pais, recorda-te que sou da linha de Abraão, de Isaac e de Jacob. Não me exponhas ao desprezo dos filhos de Israel, mas entrega-me aos pobres. Pois tu sabes, ó Mestre, que eu em teu nome eu os cuidava, recebendo apenas de ti o meu salário".

E eis que um anjo do Senhor apareceu, e lhe disse:



"Salomé, Salomé, o Mestre de todas as coisas ouviu a tua oração. Estende a tua mão sobre a criancinha e toma-a. Ela será a tua salvação e a tua alegria".

E Salomé, plenamente comovida, aproximou-se da criança, tomou-a nos braços dizendo:



"Eu o adorarei. Nasceu um rei a Israel, e é ele".

De repente Salomé foi curada,e saiu da gruta, justificada. E eis que uma voz falou:




"Salomé, Salomé, não divulgues as maravilhas que contemplaste, antes da criança ter entrado em Jerusalém".


* * * * * * *


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails