16 de maio de 2009

HISTÓRIA DE MARIA


EVANGELHO DE TIAGO


- A vida de Maria -


Episódio XVI

O parto de Maria I
(O rebentamento das águas e a procura de uma parteira)

Eles estavam a meio caminho, quando Maria lhe disse:



"José, ajuda-me a descer do burro. A criança esta a apertar-me e vai nascer".

Ele fê-la apear-se e disse-lhe:



"Aonde levar-te? Onde abrigar o teu pudor? Só há lugares descobertos".

Mas ele encontrou uma gruta, conduziu-a aí
e confiou-a à guarda dos seus filhos. Depois partiu à procura de uma parteira judia na terra de Belém.



"Ora eu, José, passeava, e não passeava. E ergui os olhos para a abóbada do céu e vi-a imóvel, e olhei para o ar e vi-o congelado de assombro.



E os pássaros estavam parados em pleno voo.



E baixei os meus olhos para a terra e vi uma escudela de operários estirados para a refeição, e as suas mãos estendidas permaneciam na escudela. E aqueles que mastigavam não mastigavam e aqueles que comiam o alimento não o comiam e aqueles que o levavam à boca não o levavam. Todos os rostos e todos os olhos estavam levantados para as alturas.



E vi carneiros que eram empurrados, mas os carneiros não avançavam. E o pastor levantava a mão para lhes bater, e a sua mão ficava no ar.



E volvia o meu olhar para a corrente do rio e vi cabras que afloravam a água com o focinho, mas não a bebiam.

De repente a vida tomou o seu curso.
E vi uma mulher que descia a montanha e ela interpelou-me".



"Eh, tu, homem, aonde vais?"

Eu respondi:




"Vou à procura de uma parteira judia!"

"Tu és de Israel?" - perguntou-me ela ainda.

"Sou", disse-lhe eu.


Ela retomou
:

"E quem está, então, em vias de dar à luz na gruta?"

E eu disse-lhe:

"É a minha noiva".

"Não é portanto a tua mulher" - perguntou ela.

E, eu disse-lhe:

"É Maria, aquela que foi educada no templo do Senhor. Fui designado para casar com ela, mas ela não é minha mulher, e ela concebeu do Espírito Santo".

E a parteira disse:

"É verdade?"

José respondeu:

"Vem e vê".

E ela partiu com ele.


* * * * * * *


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails