11 de maio de 2009

HISTÓRIA DE MARIA


EVANGELHO DE TIAGO


- A vida de Maria -


Episódio XI

O regresso de José.

O seu sexto mês chegou, e eis que José voltou da oficina; entrou em casa e apercebeu-se de que ela estava grávida. Bateu-se na cara e atirou-se por terra sobre o seu saco e chorou amargamente, dizendo:



"Que face elevarei eu diante do Senhor Deus? Que oração lhe dirigirei eu? Eu recebia-a virgem do templo do Senhor e não a guardei. Quem me traiu? Quem cometeu este crime sob o meu tecto? Quem me arrebatou a virgem e a sujou? A história de Adão repete-se de novo comigo? Pois enquanto Adão fazia a sua oração de louvor, a serpente aproximou-se e surpreendeu Eva sozinha; seduziu-a e sujou-a. A mesma desgraça caiu sobre mim".

E José ergueu-se do seu saco e chamou Maria:



"Tu, a escolhida de Deus, que fizeste tu aqui? Esqueceste o Senhor teu Deus? Porque te desonraste, tu que foste educada no Santíssimo Lugar e foste alimentada pela mão de uma anjo?".

E ela chorou amargamente, dizendo:



"Eu estou pura e não conheço homem".

E José disse-lhe:




"De onde vem o fruto do teu ventre?"

E ela respondeu:



"Tão verdade que vi o Senhor meu Deus, como ignoro de onde ele vem".

E José, cheio de medo, ficou calado, e perguntava-se o que devia fazer com ela.



"Se guardo segredo sobre a sua falta - dizia para consigo -, contrariarei a lei do Senhor. Mas se a anuncio aos filhos de Israel, e se a criança vem de um anjo, do que eu tenho realmente medo, então entrego à pena capital um sangue inocente. Que farei eu dela? Repudiá-la-ei em segredo".

A noite surpreendeu-o nestas reflexões. E eis que um anjo do Senhor lhe apareceu em sonho, dizendo:



"Não te inquietes com esta criança. O que está nela vem do Espírito Santo. Ela gerará um filho ao qual darás o nome de Jesus. Pois ele salvará o seu povo dos seus pecados".

José acordou e glorificou o Deus de Israel que lhe tinha dado a sua graça. E ele conservou a jovem.


* * * * * * *


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails