8 de maio de 2009

HISTÓRIA DE MARIA


EVANGELHO DE TIAGO


- A juventude de Maria -


Episódio VIII

A escolha de José; O casamento de José e Maria


Quando fez doze anos, os sacerdotes consultaram-se e disseram:



"Eis que Maria tem doze anos, no templo do Senhor. Que faremos nós dela, para evitar que ela torne impuro o Santuário do Senhor nosso Deus?"

E dirigindo-se ao sumo-sacerdote, disseram-lhe:




"Tu que guardas o altar do Senhor, entra e reza por esta criança. O que o Senhor te disser, nós o faremos."



E o sacerdote tornou a vestir o hábito com doze campainhas, penetrou no Santíssimo Lugar, e saiu dizendo:



"Zacarias, Zacarias, sai e convoca os viúvos do povo. Que cada um deles traga uma vara. E aquele a quem o Senhor fizer um sinal, desse será sua mulher."

Arautos se animaram por todo o país da Judeia e a trombeta do Senhor retiniu e eis que todos eles acorreram.



José arremessou o seu machado e também ele se foi juntar ao grupo. Foram em conjunto a casa do sacerdote com as suas varas. O sacerdote pegou nestas varas, entrou no templo e rezou. Terminada a sua oração, tomou a pegar nas varas, saiu e devolveu-lhas. Nenhum tinha qualquer sinal. Ora José recebeu a sua em último lugar.



E eis que uma pomba voou da sua vara e veio empoleirar-se na sua cabeça. Então o sacerdote disse:

"José, José tu és o eleito: és tu que guardarás a virgem do Senhor."

Mas José protestou:



"Eu tenho filhos, sou um velho e ela uma rapariga ainda jovem. Não me tornarei eu o motivo de troça dos filhos de Israel?".

"José - respondeu o sacerdote - receia o Senhor teu Deus, e lembra-te da sorte que o Senhor reservou a Datan, Abiram e Coré. A terra fendeu-se e engoliu-os a todos de uma vez porque eles lhe resistiram. E agora, José, receia flagelos semelhantes sobre a tua casa!".



Muito emocionado, José tomou a jovem rapariga sob sua protecção e disse-lhe:





"Maria, o templo do Senhor confiou-te a mim. Agora deixo-te em minha casa. Pois vou para as minhas construções. Voltarei para junto de ti. O Senhor te guardará".


* * * * * * *


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails