21 de abril de 2009

RESULTADOS DE INQUÉRITO - POR FIM!!!!


Posto o primeiro inquérito sobre quem deveria ser a Padroeira de Portugal, a propósito do dia de N. Sr. da Conceição, realizado em Novembro/Dezembro passado, sobre o qual se pretendia perceber quais as tendências religiosas actuais da gente lusa, conclui-se com magérrimos resultados o seguinte empate:



N. Sr. de Fátima


ou uma

Figura Masculina





Não obstante este resultado, conclui-se que o Culto Mariano é imperador em Portugal. Das destacadas figuras femininas portuguesas referênciadas, nenhuma colheu algum voto.

Conclui-se que o Novo culto Fatimista, de natureza individualista feminina, faz poderoso braço-de-ferro com o Antigo culto Mariano, de natureza colectiva - Maria e Jesus, enquanto menino.

A vésperas da Canonização do Beato Nuno de Santa Maria, vulgo D. Nuno Alvares Pereira, Condestável de Portugal, Conde Ourém, Arraiolos e Barcelos e Irmão Carmelita - fundador do Convento de N. Sr.ª do Carmo de Lisboa; de mais um 13 de Maio e no assinalamento dos 50 anos do monumento/santuário Cristo-Rei de Lisboa, torna-se oportuno lançar novo e semelhante inquérito, desta, mais alargado.

Depois de um levantamento exaustivo, que corre o risco de estar incompleto, registei todos aqueles que me foram possíveis aceder. Nele estão contemplados as mais marcantes figuras do Cristianismo Católico da nossa consciência lusa; todos os nascidos em território Lusitano e Português; para além dos mais destacados estrangeiros que cá viveram, acostaram ou se inscreveram na nossa história; e aqueles que são da devoção popular e nunca foram reconhecidos pelas autoridades romanas.


Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails