1 de janeiro de 2009

SANTA MARIA, MÃE DE DEUS



Hoje é a Solenidade de Santa Maria, Mãe de Deus, festa da Igreja de Roma com tradições ao séc. VI. Foi restaurada na sua data original por Paulo VI, trocando o 11 de Outubro de Pio X, para melhor assinalar a época natalícia como elo maternal. Como indicativo dos novos tempos conturbados foi também este dia promulgado, pelo mesmo Papa, como o DIA MUNDIAL DA PAZ.

Após o
Concilio de Éfeso, em 431, Maria foi proclamada com este título, segundo o silogismo:

MARIA É MÃE DE JESUS
JESUS É DEUS

LOGO, MARIA É MÃE DE DEUS


Após este acto os então 200 Bispos de todo o mundo - excepto Nestório considerado para sempre herege, pela sua posição contrária - iluminados pelo Espírito Santo, e por candeias de azeite mediterrânico declararam:

“A Virgem Maria sim é Mãe de Deus porque seu Filho, Cristo, é Deus”.

(Concílio de Éfeso)

Posto isto, e nada mancos, os 199 bispos de todo o mundo saíram à rua. Acompanhados pela multidão de Éfeso, que os esperava, e alumiados por tochas e archotes, fizeram solene procissão nocturna cantando ou dizendo e alvoraçados em fé, cheios do espírito santo, lançavam ao ar, em brados e bom som, a grande litânia:

"Santa Maria, Mãe de Deus
rogai por nós pecadores agora e na hora da nossa morte."


(Concílio de Éfeso)


N. Sr. da Graça
A doce imagem da mãe zelosa de Deus que o protege e o aleita


Assim, e para sempre, in seculum seculorum, ficou definida a posição mariana na Igreja Católica, assim como a maior oração mariana - constituída: Pelas palavras que Lucas, o Evangelista, pôs na boca do celestial ente alado; e pelo consenso de Éfeso.

Ave Maria
Gratia plena

Dominus te cum

Benedicta tu in mullieribus

Et benedictus fructus ventris tui. Jesus.


Sancta Maria,
Mater Dei
Ora pro nobis peccatoribus

Nunc et in hora mortis nostrae.

Amen.



Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails