3 de dezembro de 2008

O IRMÃO EM CRISTO... FRANCISCO XAVIER




São Francisco Xavier
- O Apóstolo das Índias -
(1506 - 1552)



Na madrugada de 2 de Dezembro de 1552, morre em Sanchoao - na China - o Padre Jesuíta Francisco Xavier.

Intelectual e homem de humanidades, formado nos melhores colégios de Paris, foi inspirado pela espiritualidade de Inácio de Loiola, aderindo à causa de Cristo. Diplomata e poliglota nato, fez-se homem simples, humilde e disponível capaz de compreender a essência humana e converte-la a um melhor principio. Prático, pragmático e determinado, só ganhando rubor na fé sempre que a palavra de Jesus tocava a sua língua e lábios, soube usar todos os seus conhecimentos e potencialidades como instrumento da fé.

A sua exemplaridade, só comparada aos primeiros Apóstolos, no empenho e dedicação à fé , no amor a Jesus e ao próximo: convertia fiéis, atraídos pela subtileza com que lhes chegava e lhes arrebatava o coração - ou seja pela integração em oposição à imposição.

Foi o primeiro Europeu a entrar no Japão, e em todo o Oriente - "do Cabo da Boa Esperança até aquém e além Ganges" - soube expressar-se nas línguas nativas com a mesma exaltação e compreensão das línguas europeias.

Por onde passou foi marco humano de carisma, e... deixou "SAUDADE".

Tendo assistido a tantos na hora derradeira, morreu sem poder receber da Igreja o que soube extremosamente dar a outros.

Canonizado em 1622, por Urbano VIII. Recebeu da Igreja de Roma o reconhecimento, de, em vida e pessoalmente, ter sido o missionário que mais converteu fiéis ao Cristianismo - mais que o Apóstolo Paulo, antes e depois - merecendo a distinção de APÓSTOLO DAS ÍNDIAS. Foi proclamado: Em 1748, por Bento XIV - PADROEIRO DE TODOS OS POVOS DO ORIENTE; em 1904, por Pio X - PADROEIRO DE TODAS AS MISSÕES; e pelo mesmo, posteriormente - PADROEIRO DE TODAS AS OBRAS MISSIONÁRIAS PONTIFÍCIAS; por Pio XII - PADROEIRO DO TURISMO ESPANHOL e PADROEIRO DA REGIÃO DE NAVARRA; João Paulo II, chamou-o de: PRÍNCIPE DOS MISSIONÁRIOS e APÓSTOLO MUNDIAL DOS TEMPOS MODERNOS.



"Vosso amygo e hirmão em Christo"
Francisco




Sem comentários:

LinkWithin

Related Posts with Thumbnails